Mato Grosso, Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat coordena ações de desenvolvimento sustentável em Colider
Implantação da Agenda 21 local está sendo discutida entre universidade,comunidade e sociedade civil
Unemat coordena ações de desenvolvimento sustentável em Colider
12/05/2004 11:23:28
por Coordenadoria de Comunicação Social
Mobilização de trabalhadores em Colíder
Mobilização de trabalhadores em Colíder

Com o intuito de subsidiar monitores em áreas de produção familiar com informações sobre conservação ambiental e ação sustentável da atividade no norte do estado, o campus da Universidade do Estado de Mato Grosso, em Colider promoveu, no último final de semana, o curso sobre a Implantação do Bom Manejo do Fogo. O curso realizado em conjunto com o Grupo de Trabalho Amazônico, GTA, está incluso em um trabalho de mobilização denominado Puxirum Ambiental e envolveu 30 agricultores familiares dos municípios que margeiam a BR 163.

O Curso marca uma série de ações extensionistas do campus, projetadas pelo Projeto CienciAtividade, que desde o ano de 2000 vem fomentando junto ao município de Colider e região o desenvolvimento sustentável a partir do Programa “Alternativas Sustentáveis e Educação Ambiental para o Campo”, envolvendo outros parceiros como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)e Escolas Públicas.

Da parceria entre essas entidades, surgiu o Grupo de Trabalho Amazônia Natureza Viva, que articulou no final do mês de abril, junto a Câmara de vereadores de Colíder a realização de uma audiência pública para discutir com a população do município a implantação da Agenda 21 Local. O encontro realizado no Centro Comunitário de Convenções e Esportes ( CCCE) reuniu cerca de 300 pessoas, contando com a participação de representantes do legislativo, movimentos sociais, entidades civis organizada e comunidade.

Na ocasião, os técnicos do Ministério do Meio Ambiente, Carcius Azevedo dos Santos e Antonio Cruz elencaram para os presentes as perspectivas do governo federal em desenvolver projetos sustentáveis na região, tendo ainda a participação do representante do Instituto Centro Vida (ICV), Laurent Micol, que em conjunto com o coordenador do Centro de Formação de Professores de Alta Floresta (Cefapro), socializou a experiência de Alta Floresta no processo de elaboração e implantação da Agenda 21. Outra discussão se deu em torno da implatação, em Colider, do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do município, proposta que ganhou a adesão do presidente da câmara do municipal, Orlando Carlos Vieira, que firmou o compromisso de fomentar a implantação do Fórum.

“A avaliação que fazemos desta primeira audiência, foi positiva, considerando a participação expressiva da sociedade, o intercâmbio com municípios que já estão discutindo Agenda 21 Local, além da presença do MMA apresentando projetos de sustentabilidade que poderão ser implantados na região”, analisa o coordenador do projeto CienciAtividade, Ione Oliveira Santos.

Segundo ele outras ações têm sido desenvolvidas pelo campus da Unemat no sentido de ampliar a relação com a comunidade e justificar o compromisso da Instituição de inserção social, como o I Encontro dos Trabalhadores. Evento que reuniu em Colider, no último dia 1º, cerca de 500 pessoas entre agricultores familiares de Sinop, Itaúba, Nova Santa Helena, Nova Canaã do Norte, Terra Nova do Norte e Nova Guarita, e trabalhadores dos setores de Saúde e Educação. O encontro foi promovido em conjunto entre a Universidade, movimentos sociais e Sindicato dos Trabalhadores da Educação(Sintep).A mobilização dos trabalhadores com uma passeata nas ruas de Colíder marcou o encerramento do evento

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24721 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada